O Cinema Português em Movimento (CPM) celebra esta quinta-feira a sessão número 150. Esta exibição acontecerá no dia 14 de julho em Abreiro, no concelho de Mirandela, e cumpre a programação definida para este ano (ver site). Na centésima quinquagésima sessão do CPM é exibido o filme Atrás das Nuvens de Jorge Quiroga e as curtas-metragens de animação, realizadas por estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a propósito do aniversário do Museu Bordalo Pinheiro.
O ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual assinala com enorme satisfação este marco simbólico, que traduz a concretização dos objetivos a que se propôs em 2013, quando decidiu empreender este projeto que procura, simultaneamente, divulgar e valorizar a produção fílmica nacional, incentivar a proximidade entre o ICA e a sociedade civil, e colmatar a pouca oferta cinematográfica no interior de Portugal.
Ao longo de quatros anos, a iniciativa cresceu e consolidou a sua estrututra, tendo entre 2013 e 2015 uma assistência total de mais 12 mil espectadores, em cerca de 136 sessões espalhadas por todo o País. Através de parcerias com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e diversos organismos do setor, o Cinema Português em Movimento registou uma assistência média de 92 espectadores por sessão, com um crescimento consecutivo ano após ano.
Para 2016, o crescimento sustentado é uma das prioridades estabelecidas, estando previstas 51 sessões de cinema ao ar-livre entre os meses de junho e setembro, envolvendo mais de 10 concelhos de Portugal.