O Cinema Português em Movimento (CPM), uma iniciativa do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), vai levar dez obras cinematográficas portuguesas a 12 concelhos, num total de 53 exibições ao ar livre, em aldeias e sítios de Portugal Continental.
Nesta 5.ª edição, o CPM associa-se ao projecto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, um trabalho do realizador Tiago Pereira sobre o património da tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia. No âmbito desta parceria, em cada sessão do CPM serão exibidas algumas das obras audiovisuais feitas por este projecto, nas diferentes regiões e/ou localidades do país.
A pensar nos mais novos vai ser exibida antes de cada sessão a curta-metragem de animação “Amélia & Duarte”.
Em 2016, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos, reconheceu o CPM como uma das três boas práticas que se destacaram no âmbito da Cultura.
Nesta edição de 2017, conta com o apoio da RTP (parceiro oficial de media), com a parceria com o projecto “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” e com a colaboração das Câmaras Municipais de Aljezur, Arronches, Borba, Évora, Fornos de Algodres, Idanha-a-Nova, Mação, Murça, Oleiros, Vieira do Minho, Vila Nova de Foz Côa e Vouzela.